contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 29 de abril de 2024

AEC Repensar inicia produção artística com mulheres ribeirinhas do município de Glória: “Do canto marginal à independência”

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
capaaa

GLÓRIA– Quando uma mulher nasce no leito do rio, já tem em si toda consciência ecológica necessária para ter com seu habitat uma relação de proteção e afeto. A Associação AEC Repensar, por meio do projeto Vozes do Território, iniciou na última segunda (26/fev), no povoado Sítio da Lagoa, uma produção audiovisual na qual registra o canto ancestral dessas ribeirinhas que perpassa gerações.

A direção de “Mulheres Ribeirinhas do canto marginal à independência” é da diretora geral da AEC Repensar, professora Daiane Braz e da doutora Marcela P. Silva. A produção registra o cotidiano de mulheres que estão na linha de frente dos cuidados e da subsistência, desde a metade do século 20 até os dias de hoje.

“Nós registramos nessa produção a importância cultural da vida ribeirinha, com foco nas mulheres, e destacamos entre outras narrativas, a interatividade que vai passando de geração em geração, sendo o canto uma união entre o passado e o presentes, nele estão todas as fazes da vida: o velho, o jovem e a criança”, explicou Daiane.

A música entoada pelas ribeirinhas, nos seus afazeres ou momentos de lazer, detalha elementos da paisagem, bem como avança nos versos pelas questões políticas e afetivas do universo da mulher. O Rio São Francisco é chamado de Opará, canto que faz referência e questionamento sobre as conquistas femininas.

“Mulheres Ribeirinhas do canto marginal à independência” é fomentado pelo Programa Funarte de apoio à ações continuadas 2023. Tem, entre outras virtudes, o de dar visibilidade às diferentes formas de a mulher existir no mundo, em realidades simples e até marginais, porém com toda originalidade.

 

 

Por ASCOM/ AEC Repensar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *