contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 25 de abril de 2024

“O que vai ser da vida da minha mãe?”, questiona filha de paciente com câncer após interrupção do tratamento em PA

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
gtrs

PAULO AFONSO – Uma família que mora no bairro Barroca passa por grandes aflições desde que dona Marli Vieira de Oliveira teve o tratamento de imunoterapia feito no Hospital Municipal, por meio do convênio mantido pela prefeitura com a clínica Núcleo Vida interrompido.

A filha de Marli fez um desabafo ao repórter Gil Leal da Angiquinho FM, por áudio enviado pelo Whatsapp, explicando que tudo o que foi possível fazer para que a mãe continuasse o tratamento foi tentado, inclusive ação na Defensoria Pública, mas ainda sem resultado.

A prefeitura assinou convênio com a clínica Núcleo Vida no final de 2019, véspera do ano eleitoral em que muitas promessas no campo da saúde pública foram asseguradas à população, e de certa maneira, se cumpria; dizia-se à época que o tratamento no HMPA mudaria a vida de pacientes que sofriam com o deslocamento para a capital porque permitiria entre outras providências ter familiares acompanhando as sessões pertinho de casa.

Veio a pandemia de Covid-19, é fato, mas também, cumpre dizer, o município perdeu as rédeas do gasto público, quando arvorou-se de um Hospital [Nair] sem que tivesse garantidos os demais entes federados no acordo, avolumou-se a despesa, naturalmente, as dívidas também, e o efeito coleteral colhido do descontrole é sentido pelos mais carentes, como é o caso de dona Marli.

“Eu fui chamada no Núcleo Vida e fui informada que o tratamento de minha mãe estava cancelado, que eu entrasse na Justiça – não só o da minha mãe como o de vários pacientes”, conta a filha que, depois de recorrer à Justiça conseguiu mais uma sessão para a mãe, e só.

De acordo com ela, “a prefeitura deve ao Núcleo quase um ano e sem receber eles não têm condição de manter o tratamento”, segue a filha. “Na Secretaria de Saúde eu fui informada que a prefeitura não tem condições: “Você sabe quanto custa o Nair?, são 43 milhões”.

A informação seguinte é que cada ciclo da imunoterapia custa 10 mil reais e que a prefeitura não pode pagar.

A família também não.

“Aí eu pergunto Gil, minha mãe está nervosa, a ponto de atacar as pessoas, ela chora, não quer comer, agressiva, e eu fico me perguntando o que vai ser da vida da minha mãe, porque a gente não tem condições de pagar. Eu peço a você a quem puder nos ajudar porque a luta contra o câncer deve ser rápida, que nos ajude, eu preciso do tratamento da minha mãe, não sabemos o que fazer!, nos ajude”, diz em desespero a filha de dona Marli.

A mãe teve câncer de mama.

O que diz a prefeitura:

A Secretaria de Saúde comunica que não há suspensão do contrato com a Clínica Núcleo Vida para o tratamento de pacientes com câncer, mas uma adequação do tratamento disponibilizado pelo município a essas pessoas, tendo em vista que alguns deles devem ser custeados pelo Governo Federal e/ ou Estadual.

No caso da imunoterapia, é de responsabilidade do Estado por ser de alta complexidade porém, em regime de exceção imposto pela pandemia da covid-19, que limitou desde março de 2020, o acesso, via TFD dos pacientes em tratamento oncológico aos serviços especializados em alta complexidade em oncologia, em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso autorizou o fornecimento da referida medicação através da Núcleo Vida Centro de Terapia Oncológica, por meio do através do contrato número 0738/2019 e Processo Administrativo número: 3461/2019.

A medida teve como objetivo  não interromper ou atrasar o tratamento desses pacientes. Porém, em virtude da dificuldade orçamentária e financeira em que passa o município de Paulo Afonso após assumir, por decisão judicial, o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), além do custo do Hospital Municipal de Paulo Afonso, UPA COVID e UTI COVID, onde o custeio do município ultrapassa os 70%, inviabilizou a continuidade do tratamento desses pacientes por incapacidade orçamentária, passando o tratamento novamente a ser realizado pelo Governo do Estado, em Salvador.

A Prefeitura reforça  o compromisso em ofertar o deslocamento via Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para todos os pacientes que necessitam desse tratamento específico, dando continuidade ao contrato com a clínica Núcleo Vida para os outros casos de tratamento oncológico de  responsabilidade do município.

 

Painel com informações Gil Leal/ASCOM/PMPA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *