contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 26 de abril de 2024

Perfil de Paulo Roberto: saiba quem são e o que pensam os pré-candidatos a vereador em 2020

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
IMG_2160

Paulo Roberto R. dos Santos, mais conhecido como Paulinho, tem 41 anos, é católico, Ministro da Palavra, músico, filho mais novo de seu Pedro e da dona Marlene, tem três irmãos mais velhos, todos nascidos em Paulo Afonso, ele porém, por seu pai ter ido morar com a família no município de Dias D’ávila, na década de 1970, para trabalhar e sustentar sua família, Paulinho nasceu na cidade de Salvador, capital baiana, mas ainda quando criança, sua família retornou para Paulo Afonso, maior parte de sua infância e juventude morando na rua Tamandaré, onde seus pais residem até hoje. Paulinho é casado, pai de dois filhos, graduado em Tecnologia de Administração, e pós-graduado em dois cursos: Comunicação Pública e MBA em Gestão de Processos.

Sua vida profissional começou cedo, ainda menor de idade, ele conta que já ajudava em oficina de automóvel, na área de lanternagem e pintura; vendedor ambulante em tempos de Copa Vela; trabalhou no ramo de serigrafia; ajudou a montar a primeira rádio comunitária católica de Paulo Afonso, onde trabalhou como radialista; foi vendedor e gerente de loja no comércio de Paulo Afonso, escriturário na cúria diocesana, com orgulho diz que vendeu espetinho; foi comerciante no ramo de papelaria e atualmente trabalha como gestor de transporte e manutenção em empresa privada.

No ano de 2005, os caminhos o levavam a uma nova experiência de vida, agora na cidade de Santa Brígida. Lá, Paulinho foi um dos coordenadores em três campanhas para prefeito (2004, 2008 e 2016.). Quando funcionário da prefeitura, Paulinho ocupou cargos importantes como Assessor de Imprensa e Chefe de Gabinete, posteriormente, foi nomeado Controlador Interno da Câmara de Vereadores.

Durante 11 anos, Paulinho desenvolveu trabalhos voltados a dar visibilidade ao município no cenário externo com sua cultura, costumes e atrativos turísticos, criando o primeiro site institucional e um Acervo Turístico Cultural, reunindo fotos, acontecimentos históricos, cultura local…, coordenou por vários anos a tradicional festa de São Pedro e propôs a mudança do espaço do evento anual, garantindo uma melhor estrutura, onde até hoje são realizados os festejos juninos. Além disso, inseriu famílias da área rural em programas assistenciais junto aos governos estadual e federal. Como reconhecimento por estes trabalhos desenvolvidos naquele município, a Câmara de Vereadores lhe conferiu o título de Cidadão Santabrigidense.

Mas o trabalho e os compromissos não fizeram Paulinho deixar de participar ativamente dos encontros e ações promovidas pela Igreja local, animando as comunidades, procissões e festas em tempos fortes da igreja e do movimento da Renovação Carismática Católica de Paulo Afonso (RCC), do qual participa há pelo menos 25 anos. Paulinho acompanhou e participou de várias iniciativas sociais e administrativas idealizadas pela igreja católica em Paulo Afonso. É formador de lideranças católicas e mobilizador de ações de evangelização por toda a Diocese, mas principalmente em sua Paróquia, São Francisco de Assis, onde ajuda a promover a festa ao padroeiro por vários anos.

Paulinho conta que no ano de 2016, no auge da campanha política para eleições municipais, muitas pessoas o pediram e até o incentivaram a disputar uma vaga para vereador, porém, ele disse que precisaria amadurecer a ideia e perguntar a Deus se era também Sua vontade.

A partir daí, o apoio da família e a opinião de lideranças da igreja, amigos de caminhada missionária e de pessoas do meio político, foram preponderantes para ele tomar sua decisão. Após mais de um ano pensando, em 2018, Paulinho promoveu um encontro com lideranças de vários segmentos, o bispo da diocese e padres, o Presidente do PPS (Partido Popular Socialista) vereador da cidade de Salvador Joceval Rodrigues, naquele ano candidato a deputado federal, para comunicar sua decisão, que sairia candidato em 2020. Todos acolheram aquilo como uma resposta à necessidade gritante de uma gama da população que vive às margens da sociedade, mas também, sem dignidade, sem perspectivas.

Paulinho é o atual presidente do PPS em Paulo Afonso, que a partir de agora passa a se chamar CIDADANIA. Ele afirma que busca pessoas de boa índole e dispostos a protagonizarem ações concretas para inaugurar um novo tempo, principalmente cristãos comprometidos com o interesse comum da população, ou seja, o que for melhor para o município de Paulo Afonso.

Paulinho tem um relacionamento bastante próximo e amistoso a muitas pessoas, de várias comunidades da área rural, como também da área urbana de Paulo Afonso, devido ao exercício de seu ministério e à facilidade de debater temas que refletem na vida cotidiana das pessoas.

Contudo, para Paulinho, o apelo da igreja através de sua Doutrina Social, e a pregação do Papa Francisco, sobre o protagonismo do leigo na política, despertaram ainda mais o sentimento de transformação da atual realidade da política brasileira, desacreditada por muitos, porém, fundamental para alcançarmos direitos e dignidade humana. Por isso, ele vê a participação do cristão na política como uma vocação à vida pública, o que não significa deixar de lado sua identidade cristã.

Para Paulinho, existe uma “barreira invisível” que insiste em separar a área urbana da rural, que precisa ser quebrada, promovermos a equidade e a isonomia no acesso à saúde, à educação, à segurança, ao desenvolvimento… São políticas contrárias ao bem-estar comunitário, não gera dignidade, mas sim uma dependência assistencial por parte do cidadão, que vira refém do poder público. “É preciso mudar este panorama; precisamos mostrar ao povo mais carente, que é possível criar meios de subsistência que permitam o desenvolvimento da área rural e o fortalecimento das famílias por meio de várias ferramentas, uma delas é a agricultura familiar”, afirmou Paulinho.

Algumas das ações que ele defende como bandeira para seu mandato, contemplam: a criação de comitês de segurança e desenvolvimento rural; projeto cultural para as praças; programa de assistência à famílias de dependentes químicos e de presidiários (com apoio da Pastoral Carcerária e Pastoral Social); que visam garantirem ao músico pauloafonsino, visibilidade de seus trabalhos e apoio às iniciativas no campo da música, mostrando que Paulo Afonso é um celeiro de grandes artistas; aulas de música como grade extracurricular; projetos que têm como objetivo, criar parcerias entre entidades filantrópicas e o poder público nas esferas sociais; retomada do turismo e muitos outros projetos.

“Se o povo católico soubesse a força que tem, poderíamos transformar o mundo. Mas não se trata apenas de católico ou evangélico, o que precisamos é unir forças e superarmos as mazelas sociais, mudando a mentalidade de descrença de um dos meios mais importantes de alcançarmos um futuro prósperos para nossos filhos, netos, família. Permaneço em oração, pedindo forças a Deus e a São Lourenço, mas sobretudo, sabedoria para saber discernir entre o bem e o mal, pois minha vida e meu futuro estão nas mãos do Senhor, não quero entrar para decepcionar a minha família, amigos, igreja, Deus”, concluiu Paulinho.

Dá para ver que ele traz em sua bagagem bastante experiência de vida e política, o que lhe permitirá representar o povo pauloafonsino em seus anseios, é o que se espera da classe política.

 

Texto (com a colaboração de Paulo Roberto, foto de Capa: ASCOM/MONTESSORI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *