contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 26 de maio de 2022

Mário Galinho homenageia duas instituições com projetos que atendem e acolhem autistas

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
e6ee1b12-4499-4b02-b432-88871691914f

CÂMARA MUNICIPAL –  Na sessão ordinária desta segunda-feira, 1º de abril, data que antecede o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta terça-feira 2, o vereador Mário Galinho (SD) entregou uma moção de aplausos aos representantes do Projeto Girassol [que desenvolve pesquisas para acompanhamento de pessoa com autismo], Suzana Luzi e a professora Dilma Carmem, diretora da Uneb e do projeto respectivamente.

As docentes realizaram o 2ª Workshop sobre autismo com o tema “Olhares e caminhos” e o 1ª seminário de equoterapia e cinoterapia.

O evento teve como finalidade, esclarecer e fornecer conhecimento sobre o autismo, a iniciativa do evento, digna de homenagem, forneceu para a população de Paulo Afonso e regiões circunvizinhas à oportunidade de aprender com profissionais renomados em todo país, sobre novos “Olhares e Caminhos” que precisam ser explorados quanto ao TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Nessa edição o Workshop inovou trazendo para ministrar uma de suas palestras a jovem Amanda Paschoal que é autista, ativista, graduada em artes, que foi sem dúvida a maior surpresa do evento, mostrando através de suas vivencias, como vive um autista na sociedade e o quão capaz ele é de desenvolver suas habilidades.

A instituição de caridade da diocese de Paulo Afonso também foi homenageada

O Projeto de Equoterapia Alados da Diocese de Paulo Afonso, representado por Daniele Leandro, psicopedagoga, Jaiana Nalu, fisioterapeuta e Rosângela Carijó, psicóloga, foi criando há dois anos pelo bispo da diocese de Paulo Afonso, dom Guido Zendron.

Com um olhar sensível e bondoso, observou a grande quantidade de pessoas diagnosticadas com TEA – Transtorno do Espectro Autista existentes no município de Paulo Afonso. Com o propósito de auxiliar essas pessoas para que pudessem adquirir independência e conviver com a maior autonomia possível dentro da sociedade, Dom Guido trouxe da Itália o modelo do projeto já existente por lá.

A Equoterapia Alados é um projeto mantido através da Diocese de Paulo Afonso e atende até o momento, 31 (trinta e uma) famílias, oferecendo atividades de terapia com equinos para crianças e adolescentes com TEA – Transtorno do Espectro Autista e acompanhamento psicológico para os pais. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, psicopedagoga, psicóloga e assistente social.

Ambos os projetos atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista e oferecem acompanhamento para condicionar essas pessoas a conviver da melhor maneira possível dentro da sua condição, enaltecendo suas habilidades e demonstrando a importância do acompanhamento profissional para sua evolução.

A importância da conscientização do Autismo para a sociedade é de suma relevância para esclarecer que se trata de uma condição que acompanhará o indivíduo por toda a vida e somente será alcançado fornecendo informação sobre o tema e, sobretudo com muito amor e respeito, será possível garantir o direito de cada pessoa.

 

Reportagem: Assessoria Parlamentar de Mário Galinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.