contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 3 de maio de 2024

Emissários: “É preciso considerar a possibilidade de o prefeito ser Anilton”

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
c2791298-933a-43d4-b956-7d3ac47fe494

PAULO AFONSO– A comunidade política ficou estarrecida com os últimos episódios vindos do governo de Marcondes Francisco (Progressistas). Depois de tropeçar como gestor, conseguindo render bem menos que o prefeito licenciado Luiz de Deus, era esperado que, ao menos, de olho numa possível reeleição, Marcondes tomasse conta da articulação política para garantir a participação dos vereadores que ficaram ao lado dele, após a partida de parte da base do governo para o lado do pré-candidato Galinho (PSD).

Qual o quê! A outra semana começou com a coordenação da pré-campanha de Mário Galinho arrumando as legendas laterais em torno do PSD para, pasmem, abrigar o restante da tropa de vereadores governistas, com a exceção de Leco, Jailson e Zezinho – todos do Progressistas.

Os demais estavam temerosos de não ter como se associar a um partido para concorrer ao pleito. Foi cristalino, didático e não deixou espaço para ninguém duvidar do tamanho da incapacidade que hoje habita o centro do poder.

Uma vez que Luiz de Deus, como informou o ex-vereador Ivaldo Sales, “apenas ouve”, em outras palavras: não participa mais da vida pública, sua herança política está resguardada na habilidade do ex-prefeito Anilton Bastos (MDB); não à toa, após o cumprimento do acordo, Anilton pegou as pastas estratégicas, restando a Administração que, segundo os interlocutores, foi oferecida ao Progressistas, e severamente recusada.

O Painel recebeu informações ainda no meio da semana sobre a possibilidade de o pré-candidato a vice ser outro médico do município. “Acontece nesse momento uma reunião para definir um novo vice”, assegurava a fonte, sob sigilo.

Não é que teria ido para o vinagre a chapa “Marcondes e Anilton”, houve a conversar para que Anilton assumisse a dianteira da chapa majoritária. “Quando viram a situação dos pré-candidatos foi a solução encontrada, e não estranhe se ainda for considerada essa possibilidade”, resume a fonte.

 

Galinho ficou ainda maior

Já era adiantado na noite da última sexta-feira (05/abr), quando os articuladores da pré-campanha de Mário Galinho, viram que não vingaria a saída do vereador Bero do Jardim Aeroporto do governo – a equipe organizava o PSDB para acolhê-lo-, e se articularam com a vereadora Irmã Leda (PSDB).

Por volta das 22h30 da mesma noite, viralizou nas redes sociais um vídeo de Leda irrompendo o QG de Galinho sob aplausos e gritos eufóricos. Dito de outra forma: foi por bem pouco que uma vereadora com três mandatos consecutivos quase ficou fora da eleição.

Não há na história política de Paulo Afonso nenhum fato correlato. Talvez por isso, Anilton tenha aparecido na fronte como o salvador da pátria.

Mesmo entre os articuladores que não veem condições de o governo levar a eleição, foi surpreendente assistir como se tentou dar abraço de afogado em dois dos vereadores que, repita-se: iam ficar fora da eleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *