contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 19 de maio de 2024

Marconi apresenta na Câmara PL que regulamenta atividades de tradutor e intérprete de Libras nas escolas

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
9276990d-15f4-4cbf-be90-4d17ede0a257

PAULO AFONSO – Na última segunda-feira 02, o vereador Marconi Daniel (Podemos) deu mais um passo para inclusão social de estudantes com deficiências nas escolas municipais.

O Projeto de Lei que garante a presença do intérprete e instrutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas do município foi lido e segue os trâmites no Parlamento.

“Esse PL tem como principal objetivo a garantia da acessibilidade, inclusão e ensino para os deficientes auditivos. É preciso uma atenção para todos. Defendo a inclusão sempre. Vou lutar por esse benefício na minha proposta. O profissional de libras é de extrema importância, tanto para a tradução, quanto para a interpretação de Libras e Língua Portuguesa”, destacou.

O PL complementa o que determina o Decreto Federa nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, que estabelece que alunos com deficiência auditiva tenham o direito a uma educação bilíngue nas classes regulares.

O texto do PL foi aprovado pelos coordenadores pedagógicos do projeto social do vigésimo batalhão de polícia Superação, Raiane Silva e Adailton Soares.

“A partir de agora várias famílias serão beneficiadas. Além da matrícula, será possível agora um ensino qualitativo”, destacou Adailton.

Uma vez que seja aprovado no Legislativo, a prefeitura de Paulo Afonso terá o prazo de 90 dias para regulamentar a lei.

“A ideia é que o município possa firmar convênio com entidades especializadas em libras para contratação de profissionais qualificados para a função de intérpretes ou para a formação dos próprios professores da rede municipal, para que possam se adequar a essa modalidade”, finaliza Marconi.

 

Por Assessoria Parlamentar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *