contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 29 de abril de 2024

Natalie Navarro: “A negligência é o crime mais comum contra o idoso”

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
64587838_2202400193211305_6446019825599774720_n

PAULO AFONSO –  Juliana Fontes [Deam] apresentou um número importante para os primeiros meses deste ano: foram 29 casos de violência contra o idoso registrados no Conselho Municipal. Há dois anos, foi essa  mesma quantidade em todo o ano. Significa um aumento substancial.

Palestra no Memorial Chesf.

No último sábado 15, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa, celebrado em Paulo Afonso, nesta segunda 17, no Memorial Chesf com uma palestra que discutiu o tema.

Além de Juliana, delegada que acolhe as denúncias e prende autores deste tipo de violências, estiveram com os idosos a secretária de desenvolvimento social, Ana Clara, e a defensora pública Natalie Navarro, que assumiu a defensoria há três meses.

De acordo com Navarro, a negligência é o crime mais comum registrado contra o idoso no disk 100.

“Da mesma forma que os pais têm o dever de amparar os filhos, quando crianças, os filhos não podem desamparar os pais na velhice, caso isto aconteça deve ser denunciado. A criança depende de terceiros, mas o idoso tem a capacidade de perceber e denunciar. Foi constatado que a negligência é a maior forma de violência, deixar de conferir os cuidados básicos contra o idoso, por exemplo: dá alimentação àqueles que não têm condição de fazer, de dá a alimentação direito, deixar a geladeira vazia, não dá banho, deixá-los em condições degradantes.”

O segundo crime, continua a defensora, é a violência psicológica: “A ofensa, xingamentos, discriminação com a pessoa idosa, que pode ser de familiares ou de órgãos públicos.”

Ontem a Deam prendeu um casal [Aqui ] acusado de estelionato e apropriação de benefício de um idoso alagoano: “Há desvio dos valores e o idoso precisa da autonomia financeira.”

Denúncias anônimas podem ser feitas pelos seguintes telefones: 3281 2684 (Conselho do Idoso), 3282 5362 (DEAM) ou Disk 100.

Natalie Navarro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *