PAULO AFONSO – Juliana Fontes [Deam] apresentou um número importante para os primeiros meses deste ano: foram 29 casos de violência contra o idoso registrados no Conselho Municipal. Há dois anos, foi essa mesma quantidade em todo o ano. Significa um aumento substancial.
Palestra no Memorial Chesf.
No último sábado 15, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa, celebrado em Paulo Afonso, nesta segunda 17, no Memorial Chesf com uma palestra que discutiu o tema.
Além de Juliana, delegada que acolhe as denúncias e prende autores deste tipo de violências, estiveram com os idosos a secretária de desenvolvimento social, Ana Clara, e a defensora pública Natalie Navarro, que assumiu a defensoria há três meses.
De acordo com Navarro, a negligência é o crime mais comum registrado contra o idoso no disk 100.
“Da mesma forma que os pais têm o dever de amparar os filhos, quando crianças, os filhos não podem desamparar os pais na velhice, caso isto aconteça deve ser denunciado. A criança depende de terceiros, mas o idoso tem a capacidade de perceber e denunciar. Foi constatado que a negligência é a maior forma de violência, deixar de conferir os cuidados básicos contra o idoso, por exemplo: dá alimentação àqueles que não têm condição de fazer, de dá a alimentação direito, deixar a geladeira vazia, não dá banho, deixá-los em condições degradantes.”
O segundo crime, continua a defensora, é a violência psicológica: “A ofensa, xingamentos, discriminação com a pessoa idosa, que pode ser de familiares ou de órgãos públicos.”
Ontem a Deam prendeu um casal [Aqui ] acusado de estelionato e apropriação de benefício de um idoso alagoano: “Há desvio dos valores e o idoso precisa da autonomia financeira.”
Denúncias anônimas podem ser feitas pelos seguintes telefones: 3281 2684 (Conselho do Idoso), 3282 5362 (DEAM) ou Disk 100.
Natalie Navarro.