PAULO AFONSO– A eleição com a participação dos nove prefeitos que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Sertão Baiano, nesta manhã (08/jan), na policlínica regional, renovou à presidência do prefeito Bergue Gomes (PCdoB) (Macururé), para o próximo biênio 2025/26, e, como vice-presidente, o prefeito Tista de Deda (PSD), (Jeremoabo).
Não houve objeção. A prefeita de Glória, Vilma Negromonte (Progressistas), enfatizou sobre a união dos municípios para melhorar a infraestrutura herdada, lembrando o início do SDR Sertão. “Fomos ver o modelo de consórcio no Ceará e é impressionante como funciona direitinho lá, e nós ainda não temos essa eficiência aqui, no nosso”, pontuou.
Vilma é a vice-presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Paulo Afonso cujo mandato termina no final de 2026, e tem o prefeito de Pedro Alexandre, Yuri César (Progressistas) como presidente. “Eu vou cuidar das minhas estradas, mas a minha preocupação é a saúde”, frisou Vilma.
Durante a reunião, o problema da saúde regional tomou relevo, muito embora não fizesse parte da pauta, isto porque é um tema sensível para o regional, que tem o Hospital Nair Alves de Souza como referência.
Vilma enfatizou ainda que o Nair é de todos, e, portanto, os prefeitos precisam lutar pelo seu funcionamento em condições legais: “O Hospital é uma questão de necessidade. Foram muitos movimentos em prol do Nair, inclusive o saudoso bispo Dom Mário, era toda a sociedade, então a situação do Nair precisa ser estudada, todos nós temos que sair atrás para dar as condições de ele funcionar adequadamente, com dignidade para quem trabalha e para o paciente.”
Não existe facilidade em gestão, prossegue a prefeita: “O Nair é a nossa referência, é a lei, está em dificuldade e nós vamos correr atrás. Outra coisa é o seguinte: não suporto esse negócio de você vir administrar pelo fácil, você tem que fazer o certo, e nesse caso, o certo é: todos juntos irmos buscar as condições para o Nair.”
ASCOM/PMG