PAULO AFONSO- Mais cedo, representantes das polícias Civil e Militar, estiveram reunidos no Memorial Chesf, para um workshop que analisou os 10 anos da instalação dos Centros Integrados de Comunicações -CICOM – em toda Bahia.
São 18 coordenadorias no estado que auxiliam as forças para conter a criminalidade e, como comprovou o superintendente de telecomunicações da Bahia, Major Moisés Medina Trevessa, tornar a operação policial mais eficaz e próxima do cidadão – ao alcance de um celular.
Esse workshop acontece uma vez por ano com objetivo de melhorar a operação: “Além de todos os coordenadores também estão aqui os diretores dos Stelecom visando discutir a gestão e melhorar os processos para que a gente possa dar um melhor atendimento à população, explicou o Major.
Travessa disse ainda que, o sucesso do programa é incontestável para as forças de segurança da Bahia. “Esse projeto de digitalização na comunicação é da Secretaria de Segurança Pública do estado e custou 240 milhões de reais, melhorou a comunicação com o cidadão e tem o videomonitoramento que contribuiu muito com a segurança pública de forma geral.”
Os números são impressionantes, prossegue Major Travessa: “São 1.700 indivíduos localizados em todo estado da Bahia – a maioria deles, cerca de 80% por assalto, tráfico de rogas e homicidas; isso mostra que o sistema realmente funciona e a Bahia se tornou referência em videomonitoramento, pois continuamos o investimento desde que foi implantado em 2018.”
“Nós estamos ativos recebendo essas chamadas de toda região. Hoje temos centralizados nos Cicom’s todas as chamadas de urgência e emergência que, antes, eram nas unidades. Então, com a integralização das forças as chamadas de emergências de 190,193 e 197; temos uma parceria com o Samu que recebe pelo 192. Quando a população solicita por meio de algum desses números, as chamadas são direcionadas para os Cicom’s de todas as regiões da Bahia e, de lá, demandamos os recursos necessários à população através da Secretaria de Segurança Pública”, completou o capitão Nery, coordenador do Cicom de Paulo Afonso.
Produção Tiago Santos/Rádio Delmiro.