PAULO AFONSO– O Mês Internacional da Mulher ainda em curso, foi importante para a coordenação da pré-campanha a prefeito de Mário Galinho (PSD), no que tange à aceitação dele para com elas. A resposta não poderia ter sido mais positiva.
Boa parte dessas lideranças compareceu na noite deste sábado (16/mar), à pizzaria Sparttacus, para dar voz e jogar luz sobre temas que dominam as preocupações da mulher no município, sobressaindo uma em especial: a mulher almeja a autonomia financeira, quer e precisa da parceria do poder público para ajudá-la nos cuidados. Como bem indagou a pré-candidata a vereadora Patrícia- mãe atípica de uma jovem: “Quem vai cuidar de quem cuida?”
A médica ginecologista Angeluza Marques, presente ao encontro, enfatizou sobre a necessidade de o município preconizar cuidados voltados para a mulher de forma preventiva: “O município deve investir na prevenção primária da mulher: a vacina, os exames preventivos: como a mamografia e o preventivo; deve ter investimento para capacitar os profissionais e educar a população sobre a prevenção. Não é fácil, requer muita paciência, mais precisa ser trabalhada a prevenção.”
Galinho lembrou que entrou na política após perder o pai para o câncer e de acompanhar o sofrimento da mãe, no luto. Agradeceu o apoio incondicional da esposa, Jéssica, e garantiu espaço e protagonismo para as mulheres num futuro governo:
“O pontapé inicial do nosso PGP -Programa de Governo Participativo- é justamente esse: para elas, com elas e por elas para que possamos levar todas essas demandas para o futuro governo, no qual acolher, escutando tudo. Você viu, são coisas importantes, numa campanha de reconstrução para Paulo Afonso eu vejo dessa maneira, iniciada com as mulheres para que a gente possa inclui-las nas camadas da sociedade”, avaliou Mário.
A coordenação da campanha, deixou o encontro a cargo das líderes para que elas se sentissem à vontade no formato e na abordagem do tema. Teve música ao vivo, palestra, mimos e muita pizza.
“O primeiro de muitos encontros, pode ter certeza”, prometeu Galinho. “Não vou negar as dificuldades para arregimentar a mulher, pelos motivos já conhecidos, elas têm muitas responsabilidades: é mãe e a chefe de família, mas a promoção desses eventos fortalece muito a causa.”
Galinho terá reforço importante de outras líderes: “Temos muitas lideranças fortes aqui nessa sala hoje e outras fortes que vão aderir ao projeto, estamos nas tratativas, nos últimos ajustes, torço que dê certo.”
Governo com protagonismo feminino: “Espero que elas se decidam para protagonizar de verdade, não serem apenas um número ara encaixe. Não quero saber de cotas, quero vê-las protagonistas, no futuro governo que assumir Paulo Afonso vai ter mulher no cargo de liderança e decisão de verdade.”
Fotos para essa reportagem: Luan.