No dia 15 de dezembro de 2023, a Azul Linhas Aéreas completou um ano do retorno das operações no aeroporto de Paulo Afonso (Norte da Bahia), interrompidas em 2020 por causa da pandemia de covid 19. Desde então, os voos têm atingido boas médias por embarques e desembarques, com números superiores a 40 passageiros.
Os voos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, decolando de Recife às 15h05 e pousando em Paulo Afonso às 16h10; na volta, a decolagem acontece às 16h55 e o pouso em Recife às 18h05. Assim, quem viaja de avião com frequência para qualquer região do país, tem a facilidade de embarcar no aeroporto de Paulo Afonso, em confortáveis aeronaves modelo ATR 72 – 600, com 70 poltronas. Em condições climáticas normais, a viagem tem duração de aproximadamente uma hora, e ao desembarcar na capital pernambucana, o passageiro já é direcionado para aguardar o embarque para o destino final.
Mas na verdade, as operações da Azul no aeroporto de Paulo Afonso tiveram início em 2013, quando a companhia que tinha acabado de comprar a Trip Linhas Aéreas assumiu a ligação por via aérea da cidade do Norte da Bahia com sua capital. A luta pela volta dos voos regulares entre o município da região dos Cânions do Rio São Francisco e a capital do estado foi liderada pelo então prefeito Anilton Bastos, responsável por intermediar junto ao então governador Jaques Wagner, o pedido da população que estava sem voos havia oito anos, desde que a BRA encerrou suas atividades. Durante esse período, o aeroporto recebia apenas voos fretados.
Depois de várias tratativas com a direção da Azul, um Decreto Estadual autorizando a redução da alíquota do ICMS no querosene de aviação para a malha aérea regional, viabilizou a concretização do sonho. Finalmente, no dia16 de dezembro daquele ano, aconteceu a primeira viagem com as presenças a bordo, de Jaques Wagner, Anilton Bastos, além de políticos, jornalistas e radialistas da cidade.
Inicialmente, três vôos semanais possibilitavam conexões a partir do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, para qualquer destino nacional. Número que poucos meses depois aumentou para cinco. Em 2019 as conexões foram transferidas para Recife, visto que no Aeroporto dos Guararapes se concentra o maior número de voos da companhia para outras regiões. Mas infelizmente, o decreto da pandemia de covid 19 em fevereiro de 2020, causou a paralisação das atividades.
Quase quatro anos depois, com o fim da pandemia, a Azul voltou a operar a rota que hoje pode ser vista como a principal ligação de Paulo Afonso com outras regiões do Brasil. Para informações ou compra de passagens, acesse voeazul.com.br ou agências de viagens credenciadas.
Por Washington Luís