contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 24 de novembro de 2024

Paciente que precisa tomar benzetacil se revolta com a falta do medicamento na UPA “Se é para eu comprar tomo na farmácia”

PAULO AFONSO– Nesta sexta, o Podcast PA Alerta pôs no ar o depoimento de um paciente da UPA que dá, com bastante riqueza de detalhes, a dimensão do quadro caótico no qual se encontra a Saúde municipal.

O rapaz toma injeção de benzetacil há quatro anos, para tratar complicações decorrentes de uma febre reumática. Durante esse tempo, segundo ele informou, o medicamento sempre esteve disponível nos hospitais Nair ou UPA. Porém, nas suas últimas idas à UPA a realidade é outra.

“Já fiquei internado várias vezes no Nair, e quando eu saí, o médico me recomendou tomar uma benzetacil de 1200 a cada 21 dias, isso já tem 4 anos eu tomando, antes era no Nair, após a pandemia passei a ir na UPA”, conta: “Ontem, pela segunda vez, ainda na triagem, a moça disse que se eu comprasse ela aplicava; ora, se for para eu comprar eu peço que aplique na farmácia.”

Ainda de acordo com o paciente, o que há na prefeitura “é mentira!”, o secretário nega que falta medicamento, e o prefeito confirma: “Alguém está mentindo nessa história, é tudo mentira e eu sou a prova viva dessa história. Eu tomo uma benzetacil a cada 25 dias e lá na UPA não tem.”

Ou o secretário de Saúde mente para o prefeito, ou os dois estão mentindo, continua o paciente. Eis que os apresentadores do PA Alerta fazem uma campanha: “Vamos fazer uma vaquinha para ajudar a prefeitura, quem tiver assistindo agora, doe uma benzetacil ao rapaz, ele precisa de uma agora”, pede Moisés.

A farmácia SOS doou uma injeção. “Isso é uma vergonha!”, continua Moisés: “Obrigada a vocês da farmácia por doarem.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *