BRASÍLIA – O vereador Marconi Daniel (PV) encerrou a noite desta terça-feira 08, eufórico. Após 4 anos de uma luta hercúlea, finalmente, a federalização do Hospital Nair Alves de Souza foi encampada pelo governo federal.
A tratativa foi acertada com a articulação do deputado federal Bacelar (PV), vice-líder do presidente Lula na Câmara e interlocutor direto do governo do estado em Brasília. O processo foi garantido aos políticos com uma ligação do ministro Camilo Santana para o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.
Ainda na última segunda-feira, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, Marconi Daniel lembrou que o ex-secretário de Saúde do município de Paulo Afonso, Ghiaroni, assumiu em depoimento à Polícia Federal, que o Nair fora assumido pelo município de forma deliberada e não por exigência judicial, como alegou depois a gestão de Luiz de Deus (PSD).
“Eles (o grupo de Luiz de Deus) assumiram o Hospital para fazer a gestão dele com interesses políticos e transformaram aquele aparelho de saúde num caos para a população”, afirmou Daniel.
Foram quatro anos de luta. Com vários atores políticos envolvidos e agora, o governo federal sob a gestão do PT, garantiu levar a cabo a federalização. “A Chesf já colocou recurso numa conta que está sob júdice para ser investido no Hospital, e eu já coloquei aqui o presidente da Ebserh na linha para conversarmos sobre o assunto que já estamos tratando. Mas quero dizer que nós vamos trabalhar, nos empenhar porque entendemos a importância desse Hospital para a universidade”, declarou o ministro da Educação.
A autoridade observou ainda que, estão sendo feitos estudos técnicos do atual prédio do Hospital Nair.
“Obrigada ministro pela dedicação, por ter encampado essa luta, agradeça ao presidente Lula por esses dias melhores que teremos em Paulo Afonso”, concluiu Marconi Daniel.
Cumpre observar que, há dois anos, a federalização esbarrou justamente no governo federal, à época da gestão de Bolsonaro, que descartou a possibilidade de assumir o Nair justificando que não tinha orçamento para isto.
Daí por que o passo mais importante na luta do município para que o Nair se torne federal foi dado agora.