PAULO AFONSO- Diego Odiceia não tem 40 anos. Mas se tornou o jovem com maior influência política de Paulo Afonso ao ser alçado à tesouraria estadual do Progressistas, ontem em Salvador.
Não faz muito tempo, Diego entregava panfletos do Progressistas como qualquer outro jovem filiado. Passado que ele lembrou com orgulho, em 2020 quando assumiu a diretorial municipal da legenda, substituindo Val Oliveira.
Diego tinha uma missão espinhosa; reconstruir ao lado de Mário Jr uma legenda abalada pela perda de suas maiores lideranças municipais: Macário (União), Bero do Jardim Aeroporto (União) e Cícero Bezerra – então vereador-, além disso, mais uma eleição na qual não tinham projeto definido, não tinham espaço na maior liderança de oposição que, àquela altura era o ex-vereador Mário Galinho (PSDB), em suma, precisou recomeçar tendo pouco tempo para a campanha dificílima de Mário à reeleição.
Foram muitas tentativas de acordo no grupo de oposição, sempre uma cama de gato, até que, num lance perigoso, Diego fechou com a proposta da campanha de aliança com Luiz de Deus (PSD). Notem: proposta da campanha. Não do candidato.
“Eu tenho uma campanha de deputado pela frente, não posso perder meu tempo com gente que não sabe o que quer, nós sabemos”, dizia ele, a esta jornalista, sempre muito exaltado.
O período durou mais de um ano. Foram muitos abalos, críticas e pressão – pressão interna inclusive. Diego resistiu, e em outubro do ano passado, Paulo Afonso deu a maior votação nos três mandatos de Mário Jr.
“Política aqui para a gente é coisa séria. Você nunca vai me ver abandonando uma liderança que me ajudou na hora que eu precisei, seja na vitória ou na derrota”, continuou ele a mim.
Hoje o PP está pacificado com a escolha da presidência estadual e tem interesse na eleição municipal, obviamente, mas o governo de Marcondes (PSD) é um balaio de gatos famintos.
O alerta foi dado: vamos construir a nossa candidatura. O Partido tem uma gênese animadora para novas lideranças: o sol brilha para todos. Brilhou para Diego, ele soube aproveitar.
Foto PA4.