PAULO AFONSO – Na próxima sexta, 25, o mundo celebrará o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, data antecipada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do município, em razão da 2ª edição do Dia D’Elas, realizado nesta quarta 23, em todas as unidades do interior da Bahia.
A ideia de uma ação social voltada para mulheres atendidas pela rede de proteção – especificamente as vulneráveis – partiu da unidade de Paulo Afonso, sob o comando das delegadas Mirela Santana e Antônia Jane e, pela amplitude que tomou, acabou sendo incorporada para todo o estado.
Hoje o atendimento avançou em relação à 1ª edição, havida há dois meses, incluindo exames fundamentais para a saúde da mulher como o preventivo.
O Dia D’Elas, vale ressaltar, foi abraçado pela sociedade civil por meio de empresários, profissionais liberais e de pessoas engajadas na luta contra a violência doméstica e familiar.
André Viana, delegado regional, afirmou que a Deam pela demanda que tem, precisa ser prioridade:
“Precisa ser prioridade porque é uma demanda atípica em termos de Polícia Civil, é muito grande e, em regra, obedece a uma linha de investigação cujo autor é o esposo ou companheiro da vítima”, ressaltou ele, acrescentando que, o trabalho da Deam em Paulo Afonso é destaque:
“A atual gestora da Deam que tem uma parceira do lado e trocam bola o tempo todo, exercem essa atividade com muito amor. E eu sonho com a Polícia Civil sendo uma clínica no atendimento: higiênica, digno e que atenda o cidadão com satisfação porque somos pagos por eles, em regra as mulheres que nos procuram, eu estou muito feliz pelo trabalho realizado aqui.”
Foto de capa: Carlos Alexandre.