SALVADOR – Como haviam prometido, o deputado Bacelar e o vereador Marconi Daniel (Podemos), não jogaram a tolha frente ao “não”, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Ebserh de assumir o Hospital Nair Alves de Souza e transformá-lo em unidade universitária.
O Hospital está abandonado sem ter mesmo medicamento para controlar a pressão arterial, de acordo com denúncias recentes.
“Na próxima quarta-feira dia 19, às 14h30 vai acontecer uma audiência pública em Brasília com a bancada de deputados federais baianos, onde iremos discutir a possibilidade do Hospital Nair ser federalizado”, disse há pouco, Marconi Daniel, à Angiquinho FM.
Daniel detalhou que o deputado Bacelar fez a propositura e convidou o governo municipal de Paulo Afonso, o coordenador do curso de medicina da Univasf, Sydney Leão e a Ebserh.
“Agora se trata de uma reunião política da bancada baiana com o Ministério da Educação, da Saúde, prefeitura de Paulo Afonso e Câmara Municipal, a outra foi uma reunião técnica, agora é uma atividade suprapartidária com o peso da Bahia ao governo federal. A solução do HNAS saíra da área técnica para a política, porque é uma questão mais política porque técnica”, explicou Bacelar, também à Angiquinho.
Bacelar comparou gastos do governo federal com um hospital de Porto Alegre, “um bilhão por ano, e porque não pode gastar alguns milhões na Bahia?
Bacelar foi bastante franco quanto ao freio do governo federal em Paulo Afonso. “Questões financeiras e de orçamento a Ebeshr não tem interesse em aumentar os cutos com hospitais universitários.”