contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 27 de novembro de 2024

Médicos no limite: “Não temos uma receita de bolo, mas a dedicação é 100% há dois meses”, diz Tenório

Postado por:

PAULO AFONSO– Os médicos, Carlos Tenório [Hospital Municipal], Tadeu Araújo, coordenador dos postos de saúde e doutor Fábio [Nair Alves de Souza] são os três profissionais da área que atuam diuturnamente no combate à pandemia de Covid-19 no município.

Eles, com apoio do secretário de Sáude, Ghiarone, são os homens de confiança do prefeito Luiz de Deus (PSD), e disseram ontem, em entrevista coletiva, que operam no limite do cansaço, com uma doença que ainda é um mistério.

“Se fosse assim tão fácil, nações que têm grande poder, como os Estados Unidos, por exemplo, não teriam tantas perdas. Será que faltam leitos de UTI?, respiradores?, o que explica uma cidade como Bergman com a população igual a de Paulo Afonso e com 400 leitos de UTI, ter sido devastada pelo vírus?, então assim, eu não tenho dúvidas que a melhor forma de a gente tratar esse paciente é com as medidas de isolamento enquanto isso a gente no hospital incluir os protocolos, mas quando entra essa parte de UTI, fica muito complicado porque o número de resolução evolução cai bastante”, analisou Tenório.

A equipe médica planeja já a abertura gradual dos serviços de saúde, como o atendimento nos PSFs, porque entendem a necessidade de a população cuidar de outras enfermidades.

Quando há, porém, a suspeita de alguém que esteja infectado e tenha sido atendido nas unidades de saúde básica, como explicou doutor Araújo, o posto precisa ser fechado e desinfectado. Semelhante ação aconteceu no bairro Jardim Bahia.

Reuniões diárias 

“A gente discute bastante durante essas reuniões, eu e o Ghiarone, porque eu estou no atendimento e ele no administrativo, mas isso é normal; o município ainda não tem a estrutura ideal para o atendimento, mas a gente vai voltar à operação desses leitos intermediários, vai voltar ao Hospital Municipal, ao HNAS, porque se uma coisa não der certo, a gente volta, não tem uma regra, não tem receita de bolo, qual é?, quem teve sucesso, compare as outras cidades?”, justificou Tenório, acrescentando que o vírus em Paulo Afonso ainda se mantém sob controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *