PAULO AFONSO – Durante a coletiva da equipe que coordena os trabalhos de enfrentamento à pandemia de coronavírus da Secretaria de Saúde, dada no auditório do Edosn Teixeira, nesta quarta 13, Ghiarone anunciou que o centro de triagem do ginásio Luís Eduardo [centro] ganhará oito leitos.
O objetivo, disse, é garantir que o paciente com suspeita de coronavírus fique em observação até a chegada do resultado e, se for o caso já recebendo a medicação; isso evita que o mesmo seja encaminhado para os hospitais Nair Alves de Souza e/ou Municipal no BTN, porque essas unidades precisam salvaguardar tanto sua equipe médica quanto os pacientes que tenham outras enfermidades do contato com o vírus.
Ghiarone defendeu também o trabalho da equipe em relação ao paciente de Glória.
“Nós já tínhamos discutido com os secretários regionais que em havendo suspeita de casos o paciente deveria ser levado para o centro de triagem, porém, o motorista da ambulância o levou para o Nair, e chegando lá, a equipe médica o atendeu e providenciou o teste, mas esse não é o fluxo que deve acontecer, porque nós não podemos colocar a equipe médica do Nair nesse risco”, explicou Ghiarone.
Sobre o fato de o paciente ainda ter ido ao Hospital do BTN, o médico Carlos Tenório, disse que é assim mesmo o protocolo. “Se erramos naquele dia, vamos errar todos os dias, porque não existe uma receita de bolo para tratar o coronavírus, e tudo que fazemos é em combinação com médicos do Brasil inteiro, uma vez que o paciente deu sinais clínicos de coronavírus o levamos para o Hospital de Emergência.”
O secretário acrescentou que será possível esse tipo de hospital de campanha em Paulo Afonso, porque a prefeitura contratou mais oito médico. “Os médicos recém-formados vão ficar no plantão 24 horas dos leitos do centro de triagem.”