SOUZA – Um grupo de pauloafonsinos relata o sofrimento que estão passando desde que saíram do município em busca de emprego, no estado da Paraíba.
Curiosamente, o repórter da RBN, Gil Leal, os avisou que a viagem se tratava de um golpe. Ontem, Gil voutou ao tema. “Sei que estão passando por momentos difíceis lá, mas bem que eu avisei.”
Um dos homens fez um vídeo pedindo que os ajudem a voltar para casa. Na gravação aparece dezenas de homens sentados no meio fio, alguns em pé, e outros que evitam aparecer.
“Nós estamos jogados. Um rapaz [que ele, o narrador, não identifica] nos trouxe para trabalhar mais foi um golpe. Nós estamos sem água, sem comida, sem colchão; o apartamento que nós estamos é imundo, estamos aqui sentados, porque lá não tem uma TV para a gente asistir, não tem nada.”
O vídeo segue mostrando o apartamento com algumas pessoas deitadas, quentinhas pelo chão – imundo-, as roupas e objetos deles jogados.
Um dos rapazes é perguntado sobre o que está passando e diz: “é preciso ter paciencia né rapaz, ter paciencia.” O narrador segue.
“É isso aí, a gente tem que ter calma, porque não vamos brigar uns com os outros.”
“Nos apoiem!!”
Outro homem diz que não “tem como dormir”, “não tem como sentar”, e eles pedem apoio da prefeitura e dos meios de comunicação para resgatá-los.
Não é a primeira vez que um grupo de trabalhadores desempregados caem em golpes do tipo. Falta agora que eles contem o que foi prometido?, quanto gastaram para a viagem e por onde anda o intermediário?
O vídeo só faz mesmo mensão às condições que eles enfretam em Souza. Mas não dão detalhes de como foi o acerto, e para qual emrpesa foi prometido esse tanto de vagas. Há também trabalhadores de outros municípios, como Santa Brígida e Jeremoabo.
Veja um trecho do vídeo: