PAULO AFONSO – Os números foram passados pelo secretário de saúde, Ghiarone Garibaldi, em entrevista à RBN. Segundo ele, agora que a prefeitura assumiu a ortopedia do Hospital Nair Alves de Souza, esses pacientes serão removidos mais rapidamente.
“Até o fim deste mês, de forma paulatina nós queremos resolver essas remoções de ortopedia. Só vão ficar questões relacionadas a problemas cardíacos, traumas encefálicos, esse tipo, que hoje são regulados bem mais rápidos.”
Ainda de acordo com o secretário são sete enfermeiros que trabalham no plantão de 24 horas. Perguntado se tudo ocorrera “certinho” no primeiro final de semana de plantão sob a gerência da prefeitura, Ghiarone respondeu que “sim”.
“Temos Dr. Ary que faz o serviço de remoção com UTI, fora isso temos as ambulâncias básicas que fazem remoções. Foi tudo otimizado. Dizer que não teve problemas é uma ilusão, óbvio que teve, mas estamos melhorando os nossos protocolos para evitar maiores problemas.”
Ghiarone explicou ainda que, uma vez que há necessidade de remoção o núcleo de regulação envia o protocolo para os centros hospitalares, e que o paciente precisa estar estabilizado. “Às vezes isto demora de 3 a 4 dias, mas só se pode enviá-lo assim.”
Foto: Portal UOL.