PAULO AFONSO- Parte da cidade assistiu com perplexidade uma festa ser realizada horas depois de uma sirene anunciar o cortejo com o caixão do maior líder político do município ir para o desfile final. O último trajeto de tantos que Luiz de Deus fez por esses caminhos.
A festa anuncia, no entanto, um novo tempo, ou por outra: a festa diz mais sobre os novos políticos e suas atitudes bárbaras, ainda que a bandeira do município estampe o preto.
Nesta segunda (26/mai), o líder da oposição, vereador Jailson Oliveira (Progressistas), repôs os sentimentos na ordem certa. Em primeiro lugar, reconheceu as qualidades inegáveis de doutor Luiz, rara para os políticos egocêntricos de hoje. “Um homem simples, humilde e de bom coração”, diz o líder, e poderia acrescentar: “De uma palavra.”
“Doutor Luiz nos representou por todos esses anos em Paulo Afonso, como médico salvou muitas pessoas, dedicou sua vida política totalmente a Paulo Afonso e à Região e em quase 40 anos de vida pública não responde a nenhum processo administrativo – isso sim é um grande líder político”, reconhece Jailson.
Eu cheguei aqui em 1986, continua o líder: “Era tudo no chão e praticamente tudo o que existe no nosso município foi feito pelo grupo de Luiz de Deus. Raimundo pegou 4 anos e fez algumas coisas – e esse prefeito aí, ele terá que comer muito arroz com feijão para fazer pelo menos 10% do que o grupo de doutor Luiz fez para ele vir dizer que esses trinta anos foram retrocesso. Ele tem que respeitar. Respeite Luiz de Deus!”
“Farei um projeto para que se crie essa estátua para se eternizar e tenho certeza de que em mais 40 anos não aparecerá outra liderança igual a Luiz Barbosa de Deus.”