PAULO AFONSO- A palestra motivacional do professor Pedro Paulo Luz, mexeu com o emocional e iluminou os caminhos de voluntários e alunos da 11ª edição do projeto social “Abrindo as Portas para o Mundo do Trabalho”, do Instituto Mandacaru, ontem (13/mar), no auditório do colégio municipal João Bosco.

São 28 anos de atuação em parcerias com outras instituições ampliando e diversificando gratuitamente o ensino profissionalizante, como suporte fundamental para a inclusão de pessoas que, sem essa porta, continuariam ao largo da qualificação necessária ao mercado de trabalho.
O bem social e humano proporcionado pelo Instituto Mandacaru aos milhares de profissionais ao longo desses anos, não pode ser mensurado, como bem lembrou Padre Gilmar, presidente do Instituto. “Sem ter verba, temos os voluntários e vivemos com a graça de termos o desejo de ajudar a outras pessoas a trilharem um bom caminho e serem felizes.”

***
Aula inaugural em março no mês da mulher. De acordo com os dados do Instituto, 95% dos alunos dos cursos profissionalizantes são mulheres. “Essa é a segunda vez que trouxemos uma palestra e, agora, porque mudamos um pouco o formato – pois alguns alunos têm dificuldade de transporte para vir pegar os certificados, então entregaremos a eles ao final do curso”, diz Décio Oliveira, coordenador do Instituto Mandacaru.
***
Prefeituras de Paulo Afonso e Glória mandam representantes à aula inaugural: no caso do município vizinho que, sempre teve grande participação de alunos, a prefeitura propôs parceria para uma extensão: “Nós fomos convidados pelo município de Glória, através da secretária de Educação (Deusângela Campos), e teremos apoio com local e material se for necessário, transporte, para que aconteça um projeto similar a este em Glória”, antecipa Décio.
Incialmente serão cursos voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, prossegue o coordenador: “As temáticas serão voltadas para essa linha, mas depois abriremos para estética e outros.”
***
A prefeitura de Paulo Afonso participou com representantes de 4 secretarias: Educação, Sedes, da Mulher e de Saúde, se colocando à disposição para firmar novas parcerias.
Padre Gilmar anunciou a segunda turma de mestrado. “O Instituto trouxe o primeiro mestrado privado para Paulo Afonso, encerramos a 1ª turma, e agora em junho, começaremos a 2ª turma de mestrado.