GLÓRIA– À frente do Coegema (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Socia), o secretário da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), Tássio Castor, na sua 3ª gestão consecutiva, se alinha às expectativas da prefeita Vilma Negromonte (Progressistas), em garantir mais direitos às populações vulneráveis do município.
Tássio tem uma combinação rara em gestão: é jovem com experiência. “Geralmente as pessoas vêm à Sedes procurando sobre o Bolsa Família. Então eu explico que é um dos programas a que àquele cidadão tem direito, e que temos outros, e assim, a assistência social do município faz uma espécie de triagem que, a partir do problema do cidadão o encaminha para a Saúde, a Educação etc., dando todas as garantias sociais a que ele tem direito”, explica o secretário sobre uma das funções da Sedes.
Novas conquistas
Com a mudança de gestão, iniciada mês passado, a Sedes não parou, continuou o programa de Colônia de Férias, manteve o funcionamento dos órgãos evitando prejudicar os assistidos e, em conformidade com as políticas sociais do governo do estado, conquistou a extensão do CRAS no intuito de qualificar a assistência aos povos tradicionais. São quatro etnias indígenas no território gloriense, além de quilombolas.
“Graças ao nosso CadÚnico (Cadastro único) itinerante, onde estivemos junto das comunidades incentivando para que elas se reconhecessem como indígenas, o governo do estado reconheceu que Glória deveria expandir esse serviço com cofinanciamento”, conta Tássio.
A prefeita Vilma esteve em Salvador no final de janeiro no encontro dos prefeitos com o governador, e anunciou a conquista: um cofinanciomaneto para o CRAS para atender as comunidades da área rural. “Lembrando que esse financiamento não é restrito às comunidades indígenas – elas serviram como base, assim como as comunidades quilombolas”, acrescenta a prefeita.
O secretário explicou ainda que, a comunidade rural onde vai funcionar a extensão está sob estudo da prefeita. “Vamos chegar ao ponto mais longínquo do município.”
Carnaval Social
“Quero anunciar que teremos o Carnaval Social começando em 28 de fevereiro, que é momento para celebrar e apresentar à população todos os serviços que nós temos disponíveis para ela: adolescentes, mulheres e idosos, enfim, toda população.”