GLÓRIA – A secretaria de Governo reuniu promotores de vaquejadas e pega de boi do município, nesta sexta (10/jan), na Praça da Juventude, para reafirmar o compromisso da prefeita Vilma Negromonte (Progressistas), no fomento das festas bem como informar aos realizadores sobre as novas diretrizes para eventos com animais, de acordo com a regulação dos órgãos de fiscalização.
Junto à pasta de Governo, de Gilmar Pereira, participaram da reunião, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sérgio Ricardo, o procurador Pedro Vitor e os veterinários representantes da ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Igor e Lígia.
O procurador explicou aos presentes que o governo quer continuar apoiando os eventos pela relevância que a vaquejada tem no município, mas que o recurso público só pode ser aplicado se os promotores seguirem à lei.
“Nós estamos sendo notificados pelos órgãos de controle, e essa regulamentação existe desde 2017 e, de acordo com ela, o esporte pode ser praticado desde que respeite a integridade dos animais, dos competidores e do meio ambiente”, pontuou.
O procurador adiantou que, os detalhes serão passados aos promotores pelo Ministério Público. “O promotor de Justiça doutor Rogério, que está à frente, telefonou para mim e se colocou à disposição da gente, ele virá e explicará tudo a vocês.”
“A função do governo é procurar os pontos convergentes para que os eventos sejam realizados sem descumprir os regulamentos”, acrescenta o procurador, adiantando que a reunião entre PM e os promotores está prevista para o próximo mês.
“A vaquejada ou pega de boi, qualquer evento envolvendo animais só pode ser realizado com no mínimo um mês de antecedência de aviso à ADAB que vai disponibilizar os profissionais necessários para acompanhá-lo”, informou Lígia.
Novo calendário
De acordo com Gilmar Pereira, serão 24 edições da festa entre vaquejada e pega de boi no mato, de janeiro a dezembro. “Estamos seguindo as orientações da prefeita Vilma que vai dar todo apoio à vaqueirama do nosso município, e organizamos o calendário para informarmos aos órgãos de segurança com a antecedência devida.”
Ainda sobre as tradicionais vaquejadas de Glória, o departamento de Cultura do município, através do diretor Rodrigo, solicitou à crianção de um grupo de Whatsapp para circulação de informações sobre as festas e suas ramificações culturais.
Por fim, o secretário Sérgio, se colocou à disposição dos promotores que desejam melhorar o espaço das vaquejadas.
Por ASCOM/PMG