PAULO AFONSO- O Progressistas consolidou neste sábado (03/ago), a união com o MDB e oficializou a chapa governista que tentará a reeleição com o prefeito em exercício Marcondes Francisco (Progressistas) e seu candidato a vice, Anilton Bastos (MDB).
A convenção, mais cedo na Maçonaria, reuniu milhares de pessoas cuja precisão gera dúvidas porque não coube no espaço. O governo que parecia acuado diante das últimas sondagens divulgadas, resolveu ir para cima afirmando que a eleição ainda não começou e, nos discursos mais duros, a cargo do deputado federal Mário Jr (Progressistas), houve críticas ácidas ao antagonista Mário Galinho (PSD).
Antes das falas houve um momento de comoção com um vídeo do prefeito licenciado Luiz de Deus afirmando que “nele eu confio”, e, com uma mensagem cifrada da primeira- dama dona Didi “o seu chefe”.
Anilton e Marcondes mantiveram alinhamento em relação à origem política de ambos, defenderam o legado de Luiz de Deus, mas cada um à sua maneira, dadas as primeiras notas, fizeram questão de marcar terreno elencando obras da lavra pessoal, deixando claro que precisam se deslocar da antiga administração e mostrar que estão conectados com o desejo de mudança que hoje predomina no eleitor.
Em resumo, o governo mostrou sangue nos olhos e, nas palavras do presidente do Progressistas e secretário de Cultura e Esporte, Diego Odicéia “o jogo começou agora.”
Fazem parte da coligação o PP, PMN, PRD, MDB e Agir. “Anilton chegou aqui na certeza da nossa grande vitória, ele não quis passar aqui muitas horas falando das suas grandes obras, mas que digo aqui, quando falar das minhas vocês digam: “o conde veio e resolveu”, diz o prefeito interagindo com a militância e jogando seu bordão de campanha.
Lembrando que está há 1 ano e quatro meses à frente do governo, Marcondes diz que foi um misto de alegria e muita preocupação. “Eu perdi 10 quilos, e, Anilton assumir a prefeitura de Paulo Afonso não é para amadores, não é para qualquer um, não é para àquele despreparado. E, como disse Mário Jr, eu me preparei, me preparei ao longo desses anos e quis o destino que fosse agora.”
Obras
Marcondes elencou como as mais significativas da sua gestão a obra do bairro Moxotó, batizada de Duas Águas; a reforma do estádio Ruberleno; Praça do Nambebé e o Pontilhão do São José na área rural, além das reformas do Parque Belvedere e do Capuxu, entre outras.
Ainda no discurso, o prefeito prometeu entregar mais de 1.200 casas habitacionais e, insistiu que, não fossem os 5 milhões mensais destinados ao Hospital Nair Alves de Souza, o serviço dos postos médicos seriam de outra qualidade.
O governo tem partidos laterais que somam quase 80 candidatos a vereador, contando 5 parlamentares que vão lutar pela reeleição. Mostrou coesão, vontade e jogou com o favoritismo de Galinho. “Se eu tivesse a sensação mínima que perderia essa eleição eu não seria candidato, mas eu estou aqui junto com Anilton porque vamos ganhar essa eleição.”
Fotos: ASCOM/MF