PAULO AFONSO– Jean Roubert (PSD) já estava emocionando com as homenagens dos familiares e amigos mais próximos, com a presença dos colegas da Câmara, quando foi tomado de surpresa com a presença do prefeito em exercício Marcondes Francisco (PSD), agora à noite na Câmara Municipal, por ocasião do lançamento do livro “Parceria Público Privada – e governança no sistema SUS, fruto do mestrado de Jean.
Amigos desde o tempo em que ambos frequentavam a mesma igreja, vizinhos de rua, Marcondes tem sido combatido de forma bastante dura, principalmente por Jean, mas foi extremamente civilizado.
“A presença de Marcondes aqui mostra a maturidade política e humana dele. Eu deixei bem claro que nós somos opositores políticos, no dia a dia, mas aqui é o momento de brindarmos o momento científico. Ele foi meu aluno na Unirios – antiga Fasete – e eu pude externar a minha alegria e o que eu penso no tocante a essa temática do SUS”, celebrou Jean.
Professor da Uneb, Jean ilumina o tema da saúde pública municipal passando pela história da fundação do Hospital Nair Alves de Souza, do próprio SUS a partir dos anos 90, no governo Collor e perpassa pela pandemia – momento difícil no qual perdeu uma tia.
“O livro é fruto de uma realidade que vivenciamos que foi a crise pandêmica e da realidade caótica da nossa saúde. Eu busco respostas de como o modelo SUS – que é um dos melhores do mundo pode ser gerenciado, entendo que, nesse momento, com um melhor financiamento o SUS melhora, com inovação e com a bem-vinda parceira público-privada”, resumiu Jean sobre sua pesquisa.
Foto Instagram Marcondes Francisco.