PAULO AFONSO- O professor Sydney Leão e o reitor da Univasf, Télio Lopes, procuram pela manhã o vereador Bero do Jardim Bahia (PV), e conversaram ainda na Câmara para alinhar a pauta em torno da federalização do Hospital Nair Alves de Souza.
Os professores estão atentos à abertura que o vereador Bero tem junto ao governo do estado e, por isso, primeiro, falaram com ele. Bero telefonou para o prefeito em exercício Marcondes, solicitou uma reunião e foi atendido imediatamente.
Após o ocorrido em Salvador, Bero está sendo visto com outros olhos. Sigamos. “A questão da federalização do Nair não pode de maneira alguma ser tratada como algo pessoal, é uma demanda da região, então a gente precisa unir todas as forças possíveis e, urgente, procurar o chefe da Casa Civil, Rui Costa, que conhece tudo sobre a questão, e cobrar celeridade”, comentou o vereador ao Painel.
Segundo o vereador, Marcondes foi do mesmo entendimento. “O município não aguenta mais arcar com os custos do Nair; hoje retomamos a conversa e, assim que terminamos a reunião, eu telefonei para o deputado Bacelar e expliquei a pauta”, acrescentou.
Ida dos vereadores a Brasília
Bero ainda vai formalizar a proposta, mas adiantou que a conversa com Bacelar teve essa proposição: de ir a Brasília não apenas ele, mas todos os vereadores para uma audiência com Rui Costa.
“Bacelar é hoje um grande interlocutor do governo federal na região, e essa questão é coletiva, a gente precisa lutar pela federalização do Nair, então eu penso que temos que nos unir.”
Os professores entendem também que a federalização do Hospital Nair é mais uma questão política do que técnica.