contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 20 de abril de 2024

Prefeito de Glória toma posse no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
DA

MACEIÓ– O Prefeito David Cavalcanti tomou posse como membro titular representando os município do Estado da Bahia no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco  na quinta-feira (16) para um mandato de quatro anos, de 2021 a 2025. A solenidade foi realizada de modo híbrido, tendo a parte presencial ocorrido no auditório da Associação Comercial em Maceió (AL), e transmitida pelo canal do CBHSF no You Tube.

O prefeito David Cavalcanti juntamente com Demósthenes Júnior   Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, município localizado no médio São Francisco,  ocuparam as 02 vagas de composição  do poder público municipal da Bahia, sendo escolhido através de um processo eleitoral realizado no dia 07 do corrente ano, que  teve a participação de vários municípios do Estado.

A bacia hidrográfica do rio São Francisco (BHSF), maior bacia hidrográfica localizada exclusivamente no Brasil, consiste em um vasto território de aproximadamente 640 mil km2 rico em recursos naturais, história e cultura da população brasileira. Em seus 2.700 km, o São Francisco passa por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, e sua bacia envolve 506 municípios, distribuídos em sete Unidades da Federação (UFs).

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e usuários de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas

Criado por decreto presidencial em 5 de junho de 2001, o comitê tem 62 membros titulares e expressa, na sua composição tripartite, os interesses dos principais atores envolvidos na gestão dos recursos hídricos da bacia. Em termos numéricos, os usuários somam 38,7% do total de membros, o poder público (federal, estadual e municipal) representa 32,2%, a sociedade civil detém 25,8% e as comunidades tradicionais 3,3%.é formado por 62 membros titulares e seus respectivos suplentes.

O prefeito agradeceu o apoio dos munícipios que voltaram na prefeitura de Gloria para ocupar umas das vagas do poder público municipal, representando todos os municípios da Bahia inserido na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “ Agradeço a todos colegas prefeitos que confiaram o voto de confiança para ocupar umas das vagas do poder público municipal nesse grande comitê de bacias hidrográficas que é referência internacional em gestão das aguas.

“Eu juntamente com nosso colega do município de Barreiras empenharemos para sonhada revitalização do Rio São Francisco por meio de ações sustentáveis que vão desde a implantação de obras de infraestrutura hídrica. Planos Municipais de Saneamento Básico, projetos de esgotamento sanitário, até trabalhos de mobilização social, educação ambiental, simpósios e seminários, ao longo deste que é o maior rio genuinamente brasileiro.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *