contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 28 de março de 2024

Prefeitura começa a aplicar 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
trew

PAULO AFONSO – A partir desta quinta-feira (18), os profissionais de saúde e os idosos institucionalizados da Casa de Repouso São Vicente de Paulo começam a receber a segunda dose da vacina contra a covid-19. A vacinação destes grupos, que receberam a primeira dose em janeiro e início de fevereiro, segue a determinação do Governo do Estado.

De acordo o secretário de Saúde, Adonel Júnior, essa segunda dose é de extrema importância. “A aplicação da segunda dose se faz necessária para que haja a produção eficaz dos anticorpos. A partir dela, temos a segurança em afirmar que estas pessoas estão imunizadas”, fala.

As equipes seguem a mesma rotina da primeira dose, vacinando os profissionais nos seus locais de trabalho. A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Damares Lopes, enfatiza que o calendário de vacinas é determinado pelo Estado, e que o município segue as normas. “Iniciamos a segunda dose da vacina contra a covid respeitando o que o calendário do Estado determina. É importante esse esclarecimento para a população porque a Prefeitura cabe a aplicação; o plano de vacinação já vem da Sesau”, explica.

Ela ressalta, inclusive, que ainda há pendência na aplicação da primeira dose em alguns profissionais de saúde e idosos de 80 e 90 anos. “Estamos aguardando chegar as outras vacinas das primeiras doses para darmos continuidade à imunização. Infelizmente não podemos prever datas nem quantidade, mas pedimos a compreensão da população. Sei que estão todos apreensivos, mas vamos ter fé em Deus dessa situação normalizar e podermos atender a todos o mais breve possível”.

Vale ressaltar que a vacinação tem sido feita de forma gradativa seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) e de acordo com as doses enviadas pelo Governo do Estado. Assim que novas doses chegarem, mais pessoas serão vacinadas dentro dos grupos prioritários.

 

O calendário de vacinação da segunda dose será da seguinte forma:

DOSE 1                                            DOSE 2

20/01                                                 18/02

21/01                                                 19/02

26/01                                                 24/02

 

Painel com contéudo ASCOM/PMPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *