PAULO AFONSO – De acordo com familiares, a 57ª vítima de Covid-19, falaceu neste domingo 17, quando deu entrada no Hospital Nair Alves de Souza com sintomas graves da doença.
O município, somando os números das últimas 48 horas, sexta, sábado e domingo, somou mais 99 casos, saltando para 502 o numéro de ativos. Uma alta que não foi vista mesmo no momento mais delicado da Covid, na primeira fase, por assim dizer.
A taxa de ocupação nos leitos de UTI-Covid, no entanto, diminuiu nesta semana, na UPA tem 50%, e no Hospital Municipal, 60%.
Paulo Afonso tem 2.054 casos de Covid, 1.496 recuperados.
Na semana passada o prefeito Luiz de Deus (PSD), prolongou o estado de emergência, mas não tomou medidas no sentido de forçar a população a ficar em casa, como era esperado. O decreto salientou as regras já existentes no combate à pandemia que muitos setores comerciais e de serviços esqueceram.
Também, diz o texto, a prefeitura voltará com a fiscalização reforçada por meio de sua vigilância sanitária. Contudo, como o governo iniciou as contratações agora, antes, é necessário haver a capacitação para só depois as novas equipes entrarem em campo.
Até isto acontecer conviria que a população colaborasse também, o que infelizmente não acontece.