PAULO AFONSO – Baixado há pouco mais de uma hora, pelo prefeito Luiz de Deus (PSD), o novo decreto de número 5.796, que estabelece o lockdown, com período de cinco dias, de 13 a 17 de junho, permite o funcionamento de revendedoras de gás, postos de combustíveis, farmácias e padaria até meio-dia, além de garantir serviços essênciais como o funcionamento de funerárias, clínicas para atendimento de urgência, a abertura da policlínica no dia 15, como previsto, delivery e transporte público.
Veja trechos do decreto:
Mas fecha lotéricas, supermercados, bancos e salões de beleza. Sobretudo, proíbe aglomerações, o grande problema enfretado até aqui pela gestão na tentativa de conter o avanço da pandemia de Convid-19.
O inspetor Anderson Andrade, da Guarda Civil Municipal, fez questão de alertar há pouco em entrevista à RBN, sobre as sanções previstas no novo decreto, que vão de infrações leves, cujo valor é de 2 mil reais, às gravíssimas com variação de R$ 200 mil a R$ 1,5 milhão [um milhão e meio de reais].
“O nome da nossa operação será Unus, que significa união, antes estávamos com as nossas ações limitadas, então eu conversei com o secretário [Cléston Andrade, Administração], disse que o pessoal da Vigilância Sanitária está precisando muito do nosso apoio, tem a Polícia Militar, porém, as ocorrências ordinárias continuam acontecendo, então veio a ideia de focarmos numa força-tarefa, onde nos reunimos, com a Polícia Militar, GTRAN, Departamento de Meio Ambiente, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil para que nós possamos de fato fazer valer o decreto municipal”, adiantou Andrade.
Ainda de acordo com o inspetor, a operaçõe acontecerá no próximo sábado 17, em bairros específicos: “Vamos agir conforme as estatísticas do banco de dados da Vigilância Sanitária, significa dizer que vamos atender os bairros mais recorrentes em aglomerações, em estabelecimentos que não cumprem o decerto municipal, e o que vai acontecer?, tolerância zero!, quando a força-tarefa chegar e flaglar o descumprimento do decreto, o estabelecimento será interditado, o proprietário será conduzido pela guarda e pela PM à Delegacia Territorial de Paulo Afonso, infelizmente”, explicou Andrade.
O objetivo é conscientizar
“A gente vai de forma educada, mas sairemos em comboio e escolheremos um bairro a cada dia, também na área rural”, disse Andrade.
Serão duas equipes de cada força empenhada na operação.