PAULO AFONSO- O prefeito Luiz de Deus (PSD) baixou há pouco mais um decreto de número 5.784, prorrogando a quarentena no município até o dia 04 de junho.
Consequentemente todas as proibições contidas nos decretos anteriores foram mantidas, mas houve mudança em relação à manutenção das atividades do comércio, abertura dos salões de beleza, funcionamento de escritórios de profissionais liberais e do CAC.
De acordo com o novo decreto, o horário de funcionamento do comércio passa a ser das 7h às 13 horas, sendo que as duas primeiras horas devem ser exclusivas para pessoas que façam parte do grupo de risco, mais vulneráveis ao contágio pelo Covid-19.
O limite é de apenas 1 pessoa por 20 metros quadrados dentro do estabelecimento, no entanto, o decreto não deixa claro quem são essas pessoas que formam o grupo de risco, se for considerado que um jovem que tem asma, tem um tipo de comorbidade tão perigosa quanto um idoso, caso seja contaminado pelo vírus.
A mesma regra vale para o funcionamento de supermercados, a partir do horário de funcionamento. Deve atender nas três primeiras horas exclusivamente pessoas do grupo de risco. Mas qual grupo?, idosos?, ou pessoas com doenças crônicas como hipertensos, diabéticos etc?
Salões de beleza
O decreto libera o funcionamento de salões de beleza, barbearias e centro de estética a partir de 13h até às 18horas, de segunda a sexta.
Para tanto, deve acontecer nesses centros um agendamento com tempo de 25 minutos entre um e outro cliente. Não pode haver mais de um cliente no salão, exceto àquele que precisa de acompanhamento, como crianças de menos de 12 anos, idosos, ou que precisem de alguém em razão do seu estado de saúde.
O cliente deve presenciar que o salão foi higienizado, orienta ainda o decreto.
Autônomos
Embora recomende o atendimento não presencial de clientes, o decreto permite aos profissionais autônomos e liberais o funcionamento de seus respectivos escritórios, a partir das 13h até às 18h, de segunda a sexta.
O decreto não altera o funcionamento das instituições financeiras, permanecendo as regras anteriores.
Na prefeitura, a partir do dia 27, o Centro de Atendimento ao Cidadão, CAC, terá atendimento das 9h até meio-dia, para até quatro pessoas dentro da sala.