PAULO AFONSO- Finalmente uma das preocupações tanto de pauloafonsinos como dos munícipes vizinhos ficou resolvida. Haviam muitas dúvidas se Paulo Afonso teria capacidade de receber todos os casos suspeitos e positivos de coronavírus dos municípios que fazem parte do Consórcio Federativo de Saúde.
Mas para o alívio geral, o secretário de Saúde de Paulo Afonso, Ghiarone Garibaldi afirmou em reunião com esses gestores na manhã desta segunda 13, que o município se preparou.
“O processo todo foi iniciado em 21 de março, por isso a surpresa de muita gente que nós já tínhamos implementado um plano de contingenciamento, os governos federais e do estado mostraram-se surpresos. Nós trabalhamos no sentido preventivo, e hoje os municípios da região chegaram para nos ajudar, e nós os ajudarmos eles como município referência. Então conseguimos aglutinar uma filosofia de trabalho que não de Paulo Afonso, mas da região toda, de proteger à vida. Então eu acredito que essa parceria será muito positiva”, disse Ghiarone ao Painel.
Eles tinham muitas dúvidas se Paulo Afonso poderia receber os pacientes suspeitos de infecção pelo Covid-19.
Isso foi esclarecido. Nós também vamos soltar uma cartilha na próxima quarta-feira 15, para todos os municípios, todas unidades de saúde e para a imprensa assim que a UTI-Covid estiver pronta; mas já orientei: quem vem trazendo pacientes pela BR, deve levar o paciente para a triagem do CEU, no BTN, e quem por Glória, vem ao centro de triagem do ginásio Luís Eduardo Magalhães.
Ghiarone ainda afirmou que o recurso para toda essa operacionalidade são garantidos pelos governos federal e do estado, sendo que em nível estadual “o governador está com uma parceria muito grande.”