contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 27 de novembro de 2024

Ghiarone: “Fecharemos as divisas, ninguém entra e ninguém sai”, sobre decreto de LD

PAULO AFONSO – Há pouco, os secretários de saúde e dos bairros, Ghiarone e Luizinho, fizeram uma live e explicaram alguns pontos do decreto baixado hoje pelo prefeito Luiz de Deus, que determina o fechamento de lojas, restaurantes, bares etc, a fim de prevenir um surto do novo coronavírus, cujo município ainda não tem registro de testes positivos.

Ghiarone explicou que as divisas [Paulo Afonso faz com mais três estados: Sergipe, Alagoas e Pernambuco] ficarão fechadas por alguns dias.

“Com isso resolvemos fechar as entradas da cidade, ninguém entra e ninguém sai. A população das cidades circunvizinhas, se necessitar de algum atendimento de urgência e emergência em nossos hospitais terá que ter a nossa autorização para ter acesso aos hospitais”, informou Ghiarone.

O secretário explicou ainda que o município está desenvolvendo uma série de ações para facilitar o acesso das pessoas ao sistema do SUS, caso haja hipótese de contágio.

“Nós instalamos um centro de recepção para fazer a tríade dos sintomas, por exemplo: tosse, corisa e febre; no ginásio Luiz Eduardo [centro], se alguém tiver esse sintoma nos procure no ginásio, evite ir aos hospitais porque se houver esses sinais é porque sua resistência está baixa.”

O deslocamento no BTN

O mesmo centro de detecção desses problemas será montado no CEU, no BTN, para detectar esse tipo de problema.

As barreiras serão postas nas divisas a partir de segunda 23, continua Ghiarone, vão diminuir muito o fluxo de pessoas, “Com isso esperamos que reduza e muito a entrada de outro cidadão que estejam com o coronavírus.”

Sobre a demora para se obter o resultado, Ghiarone explicou que assim que colhido o material, a secretaria envia para Salvador, e a demora é porque a contaminação na capital já está muito grande e por isso a demora em ter os resultados.

“Cidadão é melhor passarmos por essas restrições agora do que ter uma situação como vemos por aí, em outros locais.”

Luizinho também explicou que a prefeitura deixou funcionários que fazem parte do grupo de risco em casa.

“A contaminação é alta e rápida, portanto, quanto mais medidas protetivas tomarmos, em tempo hábil e com urgências, podemos sofrer menos. Toda a secretaria de saúde, e funcionários municipais envolvidos na questão. Alguns funcionários que têm cardiopatia, diabetes ou são hipertensos, estão em casa em quarentena. Para se proteger a si próprios e aos seus familiares. A quarentena é necessária; o descumprimento da quarentena impõe ao cidadão o cumprimento da lei.”

A prefeitura não deu o tempo de quanto todas essas mudanças irão durar. “Se cumprirmos tudo, esperamos que passe esse sacrifício o mais rápido possível”, disse Luizinho.

Um comentário

  • Parabéns Guiarone! Só acho que o senhor esqueceu dos funcionários da secretaria de saúde que estão trabalhando sem proteção nenhuma, minha irmã trabalha lá e tá muito preocupada pois até uma máscara não tem, aliás até tem, mas disseram que é pra quem trabalha nas barreiras, álcool gel nem o cheiro tem, quem quiser se proteger que compre é isso o que os chefões respondem. E como diz o dito popular “casa de ferreiro, espeto de pau”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *