contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 20 de abril de 2024

Guiarone: “Varela desconhece a pactuação”

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
Ghiaroni-1

PAULO AFONSO- O secretário de saúde, Guiarone Garibaldi, falou à RBN sobre a polêmica envolvendo sua pasta, exposta em rede estadual e pulverizada nas redes sociais, trazendo um grande desconforto à gestão do prefeito Luiz de Deus.

A TV Record mostrou um rapaz, identificado na sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira 18, como ‘Breno’, com uma perna fraturada dentro de uma ambulância no centro de Salvador.

Garibaldi criticou a exposição do paciente: “Foi desnecessário aquilo e o rapaz [Varela] que apresenta a legislação e a pactuação.”

Guiaroni explicou que os casos mais complexos são removidos pois não há condições de atendimento em Paulo Afonso. “O Nair acolhe esses acidentados e coloca os pacientes na regulação, então o estado regula o estado todo, temos a Central Interestadual de Central de Leitos vinculada a rede Pernambuco e Bahia cuja sede é Petrolina/Juazeiro.”

A ocorrência 

O secretário explicou ainda que Breno foi para Salvador porque estivera com a perna fratura há alguns dias. “A exposição do rapaz é ilegal e a exposição do prefeito [Luiz de Deus] a meu juízo foi ilegal. Nós aqui apenas disponibilizamos os meios necessários para o deslocamento.”

Segundo Guiarone os municípios de Petrolina e Juazeiro são os recebedores dos recursos de alta complexidade, e não Paulo Afonso como evidenciou Varela.

“A gente cumpre o que determina a lei, nós cumprimos tudo o que determina a lei SUS, e vamos mudar muitas coisas aqui com relação a isso porque vamos ter serviços especializados para não tirarmos o cidadão. Para fazer cirurgia de alta complexidade é preciso UTI; agora o cidadão deve lembrar há quanto tempo foi prometida a UTI para Paulo Afonso, e só agora vamos ter.”

 

Painel com conteúdo/foto Rádio Bahia Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *