PAULO AFONSO – O vereador Marconi Daniel (Podemos) foi o criador da Semana Municipal Dom Mário Zanetta, aprovada pelo Legislativo ano passado, durante as homenagens pelos vinte anos em memória do bispo italiano que marcou profundamente o coração dos pauloafonsinos.
Sancionada pelo Executivo e posta em prática, a Semana Dom Mário, celebrada sempre a partir do dia 13 de novembro, tem previstos alguns acontecimentos além das celebrações religiosas: como seminários e ações caridosas.
“O lema de Dom Mário era ‘cremos na caridade’ e nós temos muitas boas lembranças dele, eu em particular e minha família, por isso estou muito feliz com a 1ª Semana Dom Mário Zanetta, também pela presença do bispo Frei Luiz Cappio que com toda sua humildade transmitiu muita paz com sua presença entre nós”, disse o vereador Daniel.
Mais cedo, Cappio concedeu entrevista à RBN, “Eu estou agradecido a dom Guido por esse convite que muita me alegra por dois motivos: em primeiro lugar por participar dessa semana dedicada a Dom Mário Zanetta que foi um particular amigo, eu o conheci quando ele era pastor dessa diocese de Paulo Afonso, e em segundo, porque estamos tratando de uma assunto que faz parte da minha vida que é o Rio São Francisco e a preservação de suas água”, declarou o bispo ao repórter Fábio Salvador.
Dom Frei Luiz Cappio ficou conhecido mundialmente na década de 1990, após percorrer a pé os 2.830 quilômetros de extensão do Velho Chico. Em 2005 e 2007, decidiu fazer greve de fome contra o projeto da transposição das águas do São Francisco. Dom Cappio conquistou diversos prêmios, como o Prêmio da Paz, em 2008; o Troféu João Canuto, em 2009; e o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, em 2009.
Painel com informações do G1.