contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 19 de abril de 2024

Suicídio: a psicóloga Jalane Maia explica: “Homens concretizam mais o ato que as mulheres”

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
e5df05d1-f38a-4f0e-9f1c-dbdf25b86d35

GLÓRIA – A revista Veja publicou no dia 09/12 o seguinte dado: uma pessoa comete suicídio a cada quatro segundos no mundo, é o que diz um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso corresponde a 800.000 mortes por ano.

Psicóloga Jalane Maia no 1º Encontro Mulher Viver Melhor.

Dados os últimos episódios trágicos em Paulo Afonso e Glória, que assustam a população desses municípios, a psicóloga Jalane Maia, especialista, não parou este mês com a palestra: “Eu me importo” em que aborda o tema.

Em meio a muitos compromissos, ela foi uma das palestrantes do 1º Encontro Mulher Viver Melhor, organizado por Rosemary Lisboa, ontem, na Câmara Municipal.

Entre o público, havia ali, uma pessoa que já haviam tentado, revelado depois pelo pastor Alex. Portanto, ao mesmo tempo que se tinha muita curiosidade no público, havia anseio, preocupação e medo.

Jalene orientou: “É muito importante que nós tenhamos amigos. Ter três amigos já pode evitar uma tragédia, porque são três possibilidades de a pessoa que carrega esse grande sofrimento desabafar.”

A psicóloga pediu aos presentes que observem, não julguem e conversem. “Não se pode mensurar o desespero de quem tenta contra  a própria vida. O que nós vamos fazer mediante essa situação?, é difícil falar sobre o assunto, é um tabu, mas nós precisamos pensar e nos importar, então o segredo da prevenção é: eu me importo. Me importo com meu filho sempre trancado em casa; com aquele que não se arruma mais, que toma banho mais, que perde o interesse pela vida – e às vezes você pensa que ele está vagabundando -, mas é um comportamento depressivo e nós devemos cuidar desse adolescente, criança ou adulto que mudou o jeito de ser.”

Jalane também apresentou um dado: os homens concretizam mais o ato do que as mulheres. “Embora elas tentem mais, eles usam métodos mais eficazes.”

Ainda de acordo com ela, em breve a mídia terá um material para saber lidar com o tema algo que é imprescindível para nós.

“Eu já havia pensando nisso e assim que tiver um tempo eu vou preparar uma palestra voltada para vocês”, disse Jalane.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *