contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 19 de maio de 2022

Futsal feminino enfrenta duplo problema: total falta de incentivo e invisibilidade

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
ad140d2d-437c-44f6-9c20-92d717748c93

PAULO AFONSO – Na terra em que o futebol masculino não tem sequer um estádio, como anda o futebol feminino?

Beto da Liga, sempre de olho vivo no esporte “descobriu” acompanhando a final de um campeonato de futsal que, apesar de lutar para serem vistas como potenciais atletas, as meninas estão driblando dificuldades que perpassam pela falta total de estrutura nas quadras, nenhum incentivo do município e, de quebra o machismo.

Disputa na quadra da Barroca.

“Por incrível que possa parecer, a gente ainda escuta coisa do tipo “futebol não é para mulher”, observou Beto. Lembrando: estamos no país da jogadora eleita seis vezes pela Fifa como a melhor do mundo: Marta.

Beto nos conta como viu o campeonato disputado na quadra da Barroca:

“Tenho acompanhado o trabalho de algumas equipes femininas da cidade para ter uma dimensão do sofrimento e ao mesmo tempo do prazer que elas sentem quando estão em ação, neste sábado (13), fomos assistir como acontecem os eventos promovidos no futsal feminino, presenciamos equipes organizadas, torcidas empolgadas, nível técnico das jogadoras me surpreendeu pela qualidade apresentada”, conta Beto.

Segundo ele, toda despesa do campeonato, ao contrário do que acontece com o masculino, é bancada por elas:

“No torneio de sábado, destacamos a equipe das Águias do BTN, que voaram alto dentro da quadra da Barroca e levaram o caneco de campeãs, com uma equipe muito entrosada que não encontraram adversárias para pará-las.”

“Segundo Vanessa, a melhor jogadora do torneio, as dificuldades enfrentadas por elas são imensas, a maioria reside no BTN, mas não dispõem de qualquer apoio, falta quadra, falta material para treinos e também não existe competições na cidade o que ela muitas a desistirem. Apesar de tudo, vamos registrar nossos parabéns para a equipe Águias Guerreiras do BTN.”

Público empolgado. Fotos para essa reportagem: Beto da Liga.

 

 

Painel com produção de Beto da Liga. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.