contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 23 de abril de 2024

Sonho: Jovem formado em pedagogia cola grau vestido de agricultor em referência à família

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
lindo

Uma cerimônia marcada de emoções, foi a colação de grau do curso de pedagogia da UNEB Campus VIII, Paulo Afonso, na noite de 23/03.

O formando Olivan Pereira Ventura, ao ser chamado para receber seu diploma, entrou no salão da cerimônia vestido de agricultor com uma enxada na mão, acompanhado pelos seus pais, que traziam em suas mãos a Beca que seria usada pelo concluinte.

Olivan com familiares. Fotos: Marli Lopes e Genilson Marciel
Acompanhados pela música de Zezé de Camargo e Luciano ‘ O dia em que sai de casa’. Essa simbologia mostra a luta desses pais para oferecer educação ao filho. A cena arrancou lágrimas e aplausos dos presentes.

Acompanhe a história de luta dessa família:

O jovem Olivan Pereira Ventura, 26 anos, natural de Águas Belas, interior de Pernambuco. Filho de agricultores, esse jovem começou a trabalhar desde os oito anos de idade, mas nunca deixou de estudar. O recém-pedagogo trabalha numa fábrica e faz bicos como garçom nos fins de semana.

Olivan conta que estudou toda sua vida em escola pública, e que sonhava em cursar uma faculdade.

“Com quinze anos entrei para uma escola de ensino em tempo integral, ao terminar o ensino médio fui aprovado em 2ª lugar no IFPE, porém tive que largar o curso, pois, tinha que trabalhar para me manter. ”

Jovem formou-se em Pedagogia pela UNEB, Fotos: Marli Lopes e Genilson Marciel.

Em Paulo Afonso uma nova chance

Quando o jovem chegou em Paulo Afonso para trabalhar, foi aprovado em seguida na UNEB nos cursos de matemática e pedagogia, optando pela última, porque precisava trabalhar.

Hoje casado e pai de uma filha, Olivan está realizando seu sonho, é o primeiro membro da família entre primos e demais a ter nível superior.

“Graças aos esforços de meus pais, que fizeram muito esforço para me manter estudando”, relembra.

Um dos fatos marcantes, ele conta: “ foi quando terminei o ensino médio minha mãe sem condições de pagar a festa vendeu o reprodutor de seus animais um dos melhores para pagar a festa e minha roupa. Hoje tenho orgulho de onde vim, e quero chegar mais longe, meus pais são as principais inspirações para cada dia querer ser melhor. ”

Jovem posa para fotos com os pais. Trajetória de humildade. Fotos: Marli Lopes e Genilson Marciel.

Parabéns ao Olivan. Fotos: Marli Lopes e Genilson Marciel.

 

Veja o momento em que Olivan entra na colação de grau vestido de agricultor:

 

Por: Niedja Torquato

Fotos: Marli Lopes e Genilson Marciel

2 comentários

  • Gostaria de parabenizar o amigo pedagogo, e ao mesmo tempo os professores desta renomada instituição. São essa história de superação que mostra a importância da educação no desenvolvimento dessa nação. Fico muito triste com esse governo facista que foi implantada na nossa nação, irá roubar ou melhor matar o sonho de tantos outros jovens com o protagonista dessa bela história.

  • Parabéns!!! A vida é feita de escolhas, agora é olhar para frente, viva o momento seu…
    Gerenciando sua VIDA.
    Parabéns você merece isso e muito mas…
    Partio pós (especialização) na sua área…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *