contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 28 de março de 2024

Lava Jato recebe ação envolvendo o conselheiro Mário Negromonte e outros do PP

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
ETICA2 BSB MARIO NEGROMONTE/CAMARA - NACIONAL - O deputado Mario Negromonte durante depoimento no Conselho de Etica.16-01-2006
FOTO DIGITAL:JOEDSON ALVES/AGENCIA ESTADO/AE

Por: Bahia Notícias

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o imediato envio à 13.ª Vara Federal de Curitiba, onde nasceu a Operação Lava Jato, dos autos da Ação Penal (AP) 1034, em que o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) Mário Negromonte e políticos do Partido Progressista (PP) respondem pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Além de Negromonte, estão envolvidos na ação João Pizzolatti, José Otávio Germano e Luiz Fernando Faria. De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, eles negam os atos ilícitos.

Na decisão, Fachin acolheu a manifestação do Ministério Público Federal (MPF) de que, com o fim do mandato dos parlamentares envolvidos, “cessa-se o foro por prerrogativa de função e, consequentemente, a competência jurisdicional do Supremo”.

Embora o período de abrangência de algumas condutas imputadas a Mário Negromonte sejam posteriores ao exercício do cargo de conselheiro do TCM-BA, os fatos narrados na denúncia não estão relacionados a essa função, mas ao cargo de deputado federal por ele exercido, também pelo PP.

O processo se encontra na fase de citação dos réus.

 

Foto de capa:  (Joedson Alves/AE/VEJA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *