contato@ivonelima.com.br

Paulo Afonso-BA, 21 de maio de 2022

ALPA abre trabalhos rendendo homenagens à mulheres que se destacaram em Paulo Afonso

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
addc2d1b-dae2-4493-9505-ccc95157ef98

PAULO AFONSO – Durante a abertura do Ano Acadêmico da ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso, ocorrido nesta terça-feira (12), no Plenário da Câmara Municipal, algumas mulheres de grande destaque pelas suas atuações em diversos seguimentos na sociedade pauloafonsina, foram homenageadas.

Presentes na noite cultural, membros da ALPA, os vereadores Jean Roubert, que também é acadêmico da ALPA, vereador Mário Galinho, familiares e amigos das homenageadas, assessores de parlamentares e a imprensa.

Valda Aroucha estava entre as homenageadas. Foto: Niedja Torquato.

“As Sete Marias”, referindo-se às escritoras membros da ALPA, receberam homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher, 08/03, segundo calendário, elas foram as primeiras a receber suas honrarias.

Na sequência, homenagens as Mulheres Especiais que se destacam em Paulo Afonso, cada uma com sua história. São elas:

– Professora Wilma Eugênia de Oliveira – pelo pioneirismo na educação na Vila Poty, na Escola Evangélica Antônio Balbino ainda em 1955, que deu origem ao Grupo Sete de Setembro.

– Advogada Maria do Socorro Leite Rolim – pelo seu trabalho na OAB de Paulo Afonso, sendo eleita presidenta por três mandatos consecutivos.

Jean Roubert e Marileide. Foto: Niedja Torquato.

– Empresária Adeilda de Moura Carvalho Xavier (Loja Brisa) – pioneira no comércio de Paulo Afonso e na Ascopa.

– Pedagoga Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha (AGENDHA) – pelo seu trabalho com as mulheres da área rural, as chamadas mulheres catingueiras e participação na luta pela criação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM.

– Professora Maria Lúcia do Nascimento Feitoza – pelo seu projeto Aventureiros da Leitura que estimula estudantes da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, do BTN à leitura e produção literária.

– Professora Marileide Queiroz, Diretora do Colégio Montessori – por sua trajetória como educadora e empresária no ramo da educação, ao longo de 34 anos, transformando a instituição em referência de educação em Paulo e região.

Foto: Niedja Torquato.

– Vereadora Leda Maria Rocha Araújo Chaves – pela atuação como vereadora, especialmente voltada para as mulheres mais carentes e a área social do município de Paulo Afonso.

– Professora Lizette Alves dos Santos – dois motivos: vereadora pioneira da primeira legislatura de Paulo Afonso e pelo trabalho desenvolvido com a educação na zona rural no mandato do 1º prefeito de Paulo Afonso, Sr. Otaviano Leandro de Morais, que deu condições de funcionamento à Escola do Povoado Juá, a primeira do Município, hoje Escola General Argus Lima.

Na sequência da programação cultural, lançamentos de livros de escritores pauloafonsinos, recital de poesias e a participação especial do violonista Rafael de Oliveira.

 

 

Por: Niedja Torquato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.