GLÓRIA – A foto que circula no Facebook do “Barãozinho”, digo, do prefeito David Cavalcanti (PP), traz o sorriso forçado do ex-prefeito Policarpo dos Santos (PCdoB), acompanhado desta legenda: “Recebendo o apoio do ex-Prefeito José Policarpo e que, a nosso convite, estará ingressando nos Progressistas de Glória”.
Conversei com uma pessoa próxima a Policarpo, na condição de anonimato, que me deu a seguinte explicação: “Não é fácil perder três eleições consecutivas. Policarpo atravessa problemas de saúde, e foi abandonado por lideranças de Paulo Afonso [a fonte referia-se ao prefeito Luiz de Deus (PSD)] que nunca lhe apoiaram em nada. Ele ficou sem nada, mas é uma pessoa respeitada em Glória, quase ganhou a eleição, mesmo com toda campanha de difamação patrocinada por esses que agora lhe estendem a mão.”
Daí é possível concluir que a necessidade obrigou o político a ceder e passar esse desgosto para quem o apoia de graça.
Do outro lado, os Negromonte que estavam para se despedir de Glória, ganharam novo fôlego. Ao menos na teoria, porque se houver o mínimo de organização da oposição e cabeça no lugar, em vez de ser o abraço dos “novos manos”, a foto passará a história como “o abraço dos afagados”.